Home Dicas O que considerar na hora de escolher o material dos móveis planejados?

O que considerar na hora de escolher o material dos móveis planejados?

por Prieto Móveis
O que considerar na hora de escolher o material dos móveis planejados?

Todo mundo almeja a casa dos sonhos, com uma mobília perfeitamente criada sob medida para o seu ambiente que traga, além de conforto visual, acolhimento e bem-estar.
Para que isso seja possível é importante se ater aos detalhes, como por exemplo, ao material dos móveis planejados. Essa escolha do material é, inclusive, um dos pontos mais importantes para garantir que o projeto do papel se torne realidade.
Neste momento, talvez você deva estar se perguntando: “O que considerar na hora de escolher o material dos móveis planejados?”
Para te ajudar com isso, separamos 4 bons pontos de observação para que você leve em consideração antes de tomar sua decisão quanto aos materiais que irá usar no desenvolvimento de sua mobília. Acompanhe.

Alinhe expectativas e valores
É muito comum os olhos irem direto para o mais caro. Em geral, os acabamentos, detalhamento e até mesmo a qualidade de materiais com um valor mais elevado costumam ser mais tentadores do que os demais.
Entretanto, antes de sair escolhendo o material apenas pelo preço, é necessário que você se questione quanto a necessidade, funcionalidade e, acima de tudo, a possibilidade.
Antes de mais nada é importante ter bem definido onde o móvel planejado será alocado, qual será sua finalidade e quanto você está disposto ou precisará pagar pelo material deste móvel.
Apesar de o preço não ser um problema para uma parcela da população, optar por um material que não seja o mais adequado para um móvel simplesmente por ser o mais caro, poderá resultar na deterioração do material e consequentemente na perda da peça.

Veja bem a durabilidade
No geral, móveis planejados costumam ser itens com alta durabilidade. Entretanto, é importante destacar que isso depende de inúmeros fatores como por exemplo, do cuidado, conservação e até mesmo do material utilizado para a sua fabricação.
Com toda a certeza, você não desejará ver uma prateleira despencando ou uma porta de um móvel planejado desbotando pouco tempo depois de sua aquisição.
Para que isso não aconteça, verifique o que há de mais durável dentro do orçamento que você tem disponível.
Afinal, pagar um pouco mais por algo que terá maior resistência e durabilidade é na verdade, é um investimento. Principalmente, porque em muitos casos, isso pode significar uma economia futura por não precisar fazer reparos ou refazer alguns itens.
Claro, você não precisa gastar o que não tem para adquirir o melhor material da face da terra, mas pode pesquisar para identificar o melhor que há dentro das suas condições e, assim, ter um mobiliário mais durável.

Mire na praticidade
Uma outra dica muito legal para se considerar na hora de escolher o material dos móveis planejados é sempre optar por materiais práticos! Afinal de contas, quem é que deseja adquirir algo que lhe dê trabalho?
Considerando este ponto, na hora que estiver selecionando o material do seu móvel planejado, levante informações sobre como é feita a manutenção e limpeza daquele tipo de material.
Assim, você poderá optar por superfícies mais fáceis de limpar e consequentemente, fará com que você poupe tempo e consiga manter seus móveis limpos por muito mais tempo.
Em geral, as texturas costumam dar um pouco mais de trabalho, bem como materiais que não permitem o contato com a água. Todavia, quando utilizados no local certo, não trarão a você grandes problemas.

Veja se a aplicação é a adequada
E por falar em problemas… a dica final é uma das, se não a mais importante das já destacadas. Isso ocorre, pois, assim como tudo na vida, há coisas que são mais adequadas para certas finalidades do que outras. Logo, com os materiais dos móveis planejados, isso não poderia ser diferente.
Atualmente, há uma extensa gama de materiais, onde alguns são mais compatíveis do que outros para o uso em móveis planejados. Sabendo disso, é importante estudar quais são os materiais compatíveis com o móvel e com a finalidade desejada, para que então, sejam evitados os que não são compatíveis.
Deste modo, escolher o material ideal para cada tipo de aplicação vai muito além da estética. É uma forma de fazer com que seus móveis sejam funcionais e sirvam exatamente para o propósito a que se prestam.
Considerando todas as dicas destacadas no decorrer deste artigo, você já terá uma base do que realmente considerar na hora de escolher o material dos móveis planejados. Mas, se surgir alguma dúvida, não hesite em perguntar! Ficaremos felizes em te ajudar!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário