Home Dicas 4 dicas de como organizar a despensa da cozinha

4 dicas de como organizar a despensa da cozinha

por Prieto Móveis
4 dicas de como organizar a despensa da cozinha

Ter uma casa organizada é muito bom, mas e quanto aos lugares mais reservados da casa? Você também organiza ou sabe organizar a despensa da cozinha? Bom, se a sua resposta foi sim para a primeira pergunta ou não para a segunda, então você está no lugar certo!
Isso porque, no artigo de hoje, vamos te mostrar em 4 dicas, a maneira mais simples de manter, otimizar e organizar a despensa da sua cozinha!

Afinal de contas, poder abrir os armários na hora da fome ou quando for preparar um prato elaborado, com mais calma, e não enlouquecer procurando aquele saquinho de castanhas que você poderia jurar que estava ali, mas não consegue encontrar não tem preço!
Embora pareça mágico, é isso o que a organização faz! Ter cada coisa em seu lugar permite que se poupe tempo e, além disso, não se desperdice dinheiro comprando produtos que já possui ou perdendo outros por não os encontrar no armário.
Assim, a organização é um hábito que facilita muito a vida de todos. Sabendo disso, separamos 4 dicas fabulosas para ajudar na organização da sua despensa. Bora conferir?

Faça a seleção dos produtos
Um bom passo para iniciar é tirar tudo dos armários e começar a selecionar. É muito comum termos guardados produtos vencidos, por exemplo. Ou ainda ter itens tão mal alocados que nem sabemos ter.
Retirar tudo dos armários, gavetas e prateleiras proporciona uma visão completa de todos os produtos existentes na cozinha. Esta é a melhor forma de eliminar o que está vencido e conseguir migrar para o passo seguinte.

Organize por categorias
A segunda etapa importante para a organização da despensa é a categorização. Nesta etapa, você precisará separar e classificar os itens de forma que os agrupamentos façam sentido na hora que for procurá-los.
Neste sentido, você pode começar pelos temperos, que devem estar todos juntos, passando por doces, cereais matinais, farinhas e assim por diante.
É importante destacar que estas são algumas ideias de categorização que podem ser úteis, mas apenas você mesmo poderá dizer qual é mais funcional para o seu próprio dia a dia. Afinal, a ideia é otimizar espaços e atividades, não as dificultar.

Use potes transparentes
Tão importante quanto selecionar os produtos que serão armazenados e posteriormente categorizados é utilizar potes e demais recipientes que permitam visualizar o que está em seu interior.
Neste ponto, a escolha dos potes onde você colocará os produtos da sua despensa faz toda a diferença. Isso porque eles têm o poder de facilitar ou de poluir completamente o visual do espaço.
Considerando estes aspectos, a dica é apostar nos potes transparentes! Além de dar um ar mais clean à despensa, quando você consegue organizar seus itens nestes recipientes, fica mais fácil visualizar o que tem em cada um, o que facilita – e muito – na hora de procurar pelo produto ideal.

Mantenha rótulos para frente
Tanto para os potes transparentes, como para os produtos que não saem de suas embalagens originais, a dica de manter todos alinhados e com rótulos para frente é de ouro.
Apesar de parecer simples, fazendo isso, você estará facilitando a observação de todos os produtos. Assim, você saberá exatamente qual é o tipo de produto que você está vendo, sem que haja a necessidade de tirá-lo da prateleira para conferir o que é.

Não se esqueça!
Resumidamente, a organização em si é um excelente jeito de manter sua despensa em perfeita ordem, porém, você não deve esquecer-se de dois pontos muito importantes: a higienização e a manutenção.
Limpar tudo antes de começar a organizar e colocar tudo de volta nas gavetas e armário é imprescindível para qualquer parte da casa, mas, em especial para a despensa.
Vale ressaltar que cuidar dos alimentos com higiene é necessário não somente para a estética e logística do bom funcionamento, mas também para a saúde de todos que posteriormente irão consumi-los.
Já a manutenção periódica, tanto da limpeza quanto da própria organização, irá ajudar você a ter um ambiente sempre em ordem, como no dia em que foi organizado.
Agora me conta, como está a organização da sua despensa? Você já segue alguma das dicas aqui citadas para organizar a despensa da cozinha? Compartilhe aqui conosco!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário