Home Dicas 3 dicas para adotar uma decoração sustentável

3 dicas para adotar uma decoração sustentável

por Prieto Móveis
3 dicas para adotar uma decoração sustentável

Se você é do tipo de pessoa que adora uma casa com tudo bem pensado, com móveis e objetos cuidadosamente escolhidos para cada ambiente e ainda quer agregar isso a um ideal sustentável, seja bem-vindo!
Unir bom gosto, qualidade e sustentabilidade é o suprassumo da decoração de interiores e você pode ter isso tudo bem aí, dentro do seu lar.
Neste sentido, a ideia de utilizar peças e materiais que não deterioram ainda mais o nosso planeta é, além de muito legal, uma consciência que deve ser cultivada dentro de cada um de nós. E para quem acha que isso não é possível, vamos desmistificar o tema.
Atualmente, existem muitas formas de tornar a sua casa um lugar belíssimo com uma decoração sustentável através de dicas práticas e simples de serem seguidas. Dúvida? Acompanhe o conteúdo a seguir e confira ótimas dicas para aplicar esse conceito na prática e veja como é fácil e simples aliar beleza e sustentabilidade.

Aproveite a luz natural
Abajures, luminárias e lustres podem ser belíssimos e não há o que discordar quanto a isso. Mas, sabe o que é ainda mais chique? Utilizá-los somente quando o sol não pode fazer o seu trabalho de iluminação.
Desta forma, otimizar a luz solar com janelas bem posicionadas, escolher cortinas ideais para que a iluminação seja adequada e realocar os móveis de acordo com a necessidade corroboram muito para o funcionamento desta dica.
Por exemplo, se você deixa uma mesa de estudos disposta em uma localização onde a luz solar alcança, facilmente poderá utilizá-la durante todo o período do dia sem necessitar de uma luz de apoio.
Por outro lado, se a escolha for em um local mais escondido dos raios solares, possivelmente, ainda que o sol esteja raiando em seu máximo esplendor, você precisará de uma iluminação extra.
Aqui, vale destacar que a iluminação natural além de nos fornecer inúmeros benefícios para a saúde, também é uma ótima maneira de se aderir ao estilo sustentável e economizar com a conta de energia.

Prefira materiais naturais
Não há como negar, qualquer decoração sustentável que se preze é composta por materiais naturais. Este é o caso, por exemplo, da madeira e das fibras. Além de deixar qualquer ambiente mais confortável e bonito, usar estes tipos de recursos na decoração está super na moda.
Entretanto, aqui vale uma pausa antes de qualquer outra coisa: se optar por móveis ou qualquer outro componente de madeira, escolha a sustentável, sempre seguindo as normas que regem esta parcela do mercado.
Afinal, utilizar-se de recursos naturais certificados garante que os prejuízos causados à natureza estão completamente controlados e que há toda uma política que envolve reflorestamento ou recuperação do que se coleta para uso.
Em conclusão, é muito importante ter essa consciência sobre o que se retira dos recursos naturais esgotáveis, isso porque, diferente da luz solar, a madeira, por exemplo, caso não seja replantada, pode ocasionar sérios prejuízos ao meio ambiente.

Reutilize, recicle e reduza
E, por fim, a dica de ouro: use e abuse da política dos três “R ‘s” (Reutilizar, Reciclar e Reduzir). Considerado como o ápice da decoração sustentável, basear-se nessa premissa imprime em seus resultados a mudança do que já existe em vez de acrescentar ainda mais.
Neste contexto, você pode pegar uma peça que já não usa mais e, com as devidas alterações, transformá-la em algo que seja exatamente o que faltava para a sua decoração ficar perfeita.
Como vimos, adotar uma decoração sustentável não é tão difícil quanto parece e, com atitudes simples, já é possível fazer muito mais para o nosso meio ambiente sem ter que investir muito para isso.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário