Home Dicas Decoração Vintage e suas principais características

Decoração Vintage e suas principais características

por Prieto Móveis
Decoração Vintage e suas principais características

Você sabe o que é decoração vintage? Em resumo, a decoração vintage, diferentemente da retro, trata-se de uma maneira de criar um ambiente aconchegante e com personalidade utilizando peças antigas. No caso da retrô, os objetos e móveis costumam apenas imitar os estilos das épocas, porém têm fabricação atual.
Atualmente, é muito comum observar peças vintage em mercado de pulgas, onde encontra-se com maior facilidade produtos das décadas de 20 até 80. Esse, inclusive, é o período de referência do estilo.
Vale destacar que a decoração vintage é um estilo que pode ser combinado com outros e que preza muito por características como: móveis e itens de qualidade que sofreram restauração (não reforma); itens em madeira; tons e estampas populares da época. Acompanhe a seguir para entender mais sobre esse assunto que ganha cada vez mais adeptos no mundo da decoração atual.

Você sabe de onde vem o estilo vintage?
Oriunda de uma mistura de estilos pontuais, que foram observados no decorrer dos anos, a decoração vintage vem para agregar um toque de personalidade diferenciada aos hábitos atuais de design.
Deste modo, proporciona com a utilização de móveis e objetos perfeitamente preservados, um toque de individualidade em cada projeto. Os anos que inspiram até hoje os amantes da decoração vintage foram os anos 20 aos 80. Vamos conferir uma breve descrição de cada um deles:
• Anos 20 e 30: utilizavam móveis escuros, com detalhes barrocos e muito dourado. Há quem destaque que foi um ano focado principalmente no luxo.
• Anos 40 a 60: vivendo períodos de guerra, a decoração da época tornou-se mais leve e clean, com muito menos detalhes se comparada às décadas antecessoras. Isso se deve, principalmente, ao fato da necessidade maior de fazer mudanças que se tornava facilitada com essa praticidade encontrada no novo grupo de móveis.
• Anos 70 e 80: período em que a cor se sobressaiu, os móveis ganharam cores mais vivas e a presença das estampas roubavam a cena. O que sem dúvidas era as principais responsáveis por criar ambientes extravagantes e bastante coloridos.

Como utilizar a decoração vintage
Basicamente, é possível transformar completamente qualquer ambiente em um lugar aconchegante e vintage. Para isso, basta inserir os itens corretos e na dosagem exata para transformar uma casa moderna em uma casa com decoração vintage.
Se esse é o seu desejo, confira a seguir algumas sugestões de toques para que a sua casa fique com uma decoração vintage impecável:
Abuse dos papéis de parede: populares na época, podem ser florais ou até ter tons pastéis, desde que remetam às referências da década escolhida;
Procure por móveis antigos em mercados de pulga e antiquários: responsáveis pelo toque autêntico, os móveis vintage podem precisar de alguns ajustes, mas, em geral, possuem uma qualidade muito boa;
Abuse de objetos antigos: abajures, máquinas de escrever, relógios de parede, vitrola, telefones e rádios que remetem à época são ótimos objetos para decorar seus ambientes dando um toque vintage a qualquer decoração;
Livros clássicos: os livros são ótimos para enfeitar mesas de centro e estantes, quanto mais clássico e antigo, melhor;
Mobília com pé palito: embora tenham muitos móveis com esse tipo de pé mais atuais, você sabia que eles normalmente fazem referência a móveis vintage? Para muitos, eles são considerados o suprassumo da decoração vintage! Então, pode apostar neles sem medo de errar!

Decoração vintage: sim, você pode!
Como vimos, adequar a sua casa dentro de um padrão vintage é fácil e divertido. Além do mais, não existem regras rígidas sobre o que deve ou não existir nesse tipo de decoração. A ideia é proporcionar algum tipo de orientação aliada a liberdade de organizar uma casa confortável, aconchegante e do jeito que você imagina.
Portanto, se o seu desejo é ter uma decoração vintage, vá em frente, temos a certeza de que você criará um ambiente incrível! Ah e se quiser uma ajudinha para escolher os móveis ou outros itens da decoração, não hesite em nos chamar! Teremos o maior prazer em te ajudar a montar e realizar a decoração vintage exatamente como você idealizou!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário