Home Dicas 5 ideias para decorar a sua varanda

5 ideias para decorar a sua varanda

por webformas

A decoração da sua casa fala muito sobre você e sobre como você irá viver. Manter um ambiente com o seu jeito e optar por elementos que tragam aconchego e conforto elevam muito a qualidade de vida. E com a varanda não poderia ser diferente.
Normalmente anexa aos espaços sociais, a varanda costuma ser uma espécie de continuidade desses cômodos, porém, indo até a fachada. No geral, elas podem ter mil utilidades, mas, quando não bem dispostas, podem se mostrar completamente inúteis.

Desta forma, organizar e decorar a sua varanda é uma ótima opção para transformar o local, muitas vezes esquecido, em um ponto de apoio e até mesmo de descanso.
Para te ajudar neste projeto, separamos algumas ideias para decorar a sua varanda que definitivamente vai se tornar o seu lugar preferido da casa. Acompanhe:

1. Decida o que você quer da sua varanda
Antes de tudo, o primeiro grande passo é decidir para que você quer que ela sirva. Varandas podem ser espaços mais zen, de relaxamento ou podem até mesmo virar uma área gourmet, tudo depende da organização e definição que se dá a ela.
Portanto, a primeira e mais importante das dicas para decorar a sua varanda é observar o espaço e decidir o que se deseja com ele. Com essa decisão em mente, você poderá definir outros aspectos fundamentais como mobiliário e peças específicas.

2. Invista em plantas

Não há como negar, as plantas são bem-vindas em todo lugar. Entretanto, é fato que quando presentes nas varandas, elas têm um valor ainda mais especial. Isso porque, frequentemente são espaços que recebem luz solar direta, então, tornam-se propícios para ser morada de muitas espécies.
Além de proporcionar charme e beleza para o local, incluir plantas em um cômodo proporciona a sensação de conforto e o transforma quase que magicamente em um ambiente mais intimista. Logo, se essa for a sua intenção, a aposta em vegetação interna é uma excelente escolha.
Caso você queira inserir plantas na sua varanda e não tem ideia de quais colocar, você pode apostar em: lavandas; samambaias; margaridas; bambu da sorte; cactos; espada de São Jorge; Jiboia; entre outras.

3. Coloque um bom tapete

Embora não sejam itens preferidos de muitas pessoas, principalmente aos alérgicos, os tapetes, indiscutivelmente, têm um papel importantíssimo quando o assunto é trazer ao ambiente um ar de conforto.
Além de fazer a função de integrar um ambiente ao outro, ele também proporciona uma sensação de acolhimento.
No entanto, é importante escolher bem o tapete, optando preferencialmente por materiais orgânicos. Esse tipo de elemento proporciona um maior bem-estar, especialmente quando se pensa em andar com os pés descalços ou sentar-se sobre eles.
Lembre-se ainda de se atentar ao fator tempo quando for escolher seu tapete: observe se ele ficará sob sol, chuva ou demais adversidades climáticas. Vale destacar que os fatores climáticos também influenciam na escolha de todos os elementos presentes na varanda.

4. Mobiliário: Combine conforto e funcionalidade
Se sua varanda for compatível, pense em colocar nela um sofá ou ao menos uma poltrona. Se não for viável, ao menos elabore um cantinho onde você possa se sentar para tomar um café, ler ou simplesmente relaxar.
Há muitas formas de proporcionar a esse ambiente características de acolhimento. Deste modo, considere seu estilo, seus desejos e use sua criatividade para transformar este espaço em um local funcional que possa facilmente fazer parte da sua rotina.

5. Quadros, espelhos e objetos decorativos
Qualquer que seja o seu projeto, investir em objetos decorativos é uma ótima maneira de proporcionar ao espaço mais personalidade e estilo. Você pode inserir quadros, espelhos decorativos, vasos, esculturas e o que mais desejar.
Use a sua criatividade para criar um espaço que seja a sua cara e que possa lhe proporcionar ótimos momentos.
Anote as dicas, mas não fuja do seu estilo

No decorrer deste artigo, você pode conferir diversas dicas e ideais para decorar a sua varanda. Apesar de serem dicas bastante úteis, de nada valem se forem completamente contra seus gostos e preferências.
Logo, não adianta colocar planta em casa se você detesta verde, não tem tempo ou não curte cuidar. Ou ainda, optar por colocar um tapete na sua varanda, mesmo sofrendo com alergias ou rinite.

É importante lembrar que sua casa é seu templo e que você deve fazer dela o melhor lugar para você. Portanto, decore da melhor que lhe faça se sentir mais feliz e confortável. Esta é sem dúvidas, a maior e mais importante de todas as dicas que você pode aplicar.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário