Home Dicas 5 dicas para ter uma cozinha mais funcional

5 dicas para ter uma cozinha mais funcional

por Prieto Móveis
5 dicas para ter uma cozinha mais funcional

A cozinha tem se tornado o ambiente da casa onde mais se passa tempo atualmente. Além disso, é um cômodo de convivência em praticamente todos os lares. Sabendo disso, nada mais justo do que transformá-la em um local agradável, não é mesmo?
Existem diversas maneiras de fazer com que a sua cozinha seja cada vez mais bem equipada e, que cada cantinho dela seja otimizado a fim de proporcionar maior conforto e uma boa utilização do espaço.
Saber exatamente como fazer tudo isso pode transformar a sua rotina diária em algo muito mais prático, leve e prazeroso. Apesar de parecer complicado, com dicas simples e práticas é possível transformar a sua cozinha mais funcional e organizada.
Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas de como ter uma cozinha mais funcional que vão te surpreender! Acompanhe.

Planeje os móveis
Não há como negar, a melhor maneira de ter uma cozinha mais funcional é planejando onde cada móvel ou utensílio doméstico irá ficar. Os móveis planejados cumprem bem este objetivo e conseguem ganhar muito espaço.
Além disso, quando você conta com um apoio técnico que desenha e projeta cada pequena peça existente na sua cozinha, levando em consideração a sua demanda e o seu dia-a-dia, os resultados são assustadoramente melhores e mais assertivos.
Isso significa que até mesmo aquele espacinho atrás da porta que parece não servir para nada, além de guardar pó, têm grande potencial para se transformar em algo útil, como um armário, por exemplo.

Opte pelo clean
Apesar de existirem muitos estilos belíssimos, com rococós e cobogós, a dica para se manter prático e funcional é mirar no simples e básico.
Optar, por exemplo, por portas de armário lisas e puxadores sem muitos detalhes traz consigo a vantagem de menor acúmulo de sujeira. Isso, com certeza, resulta em mais tempo para diversas outras coisas que não a limpeza dos armários.
Mas, veja, optar por um design mais clean não significa abrir mão da beleza e elegância do ambiente. Há muito belo na simplicidade, basta apenas que as escolhas sejam feitas com cautela e bom gosto.

Aproveite os espaços aéreos
Nem tudo na cozinha é utilizado todo dia ou a todo momento, certo? Levando isso em conta, é completamente possível que você faça armários aéreos e otimize os espaços acima da cabeça para armazenar estes utensílios.
O que não é tão usual pode facilmente subir e o que é de uso diário, ficar mais ao alcance. Dessa maneira, você consegue aproveitar melhor os espaços e armazenar tudo o que possui e, claro, ter uma cozinha mais funcional.

Escolha bem os materiais
Lembre-se que a limpeza também faz parte de um ambiente agradável e prático. Portanto, escolher, por exemplo, um material que manche para a bancada de cozimento, não é uma decisão muito inteligente de se ter.
A menos que você tenha um assistente que faça todo o serviço de limpeza imediatamente para você, é muito importante prestar atenção e escolher com cautela os materiais que irão compor os móveis da sua cozinha.
Opte por peças de fácil manutenção e limpeza. Assim, além de ter uma cozinha mais funcional, você terá também, um ambiente sempre limpo e organizado.

Organize tudo o que for possível
Categorizar é a palavra-chave e sem sombra de dúvidas, uma das melhores dicas para se ter uma cozinha mais funcional! Para isso, organize a despensa, a cristaleira (se houver), pratos e copos do dia a dia. Arrume os talheres, os utensílios para cocção, panelas e tudo mais que tiver na cozinha de forma que facilite sua visualização e uso.
Afinal, manter cada coisa no seu devido lugar, além de deixar tudo mais organizado, facilita e agiliza muito os afazeres diários, transformando a cozinha em um ambiente agradável e de fácil manipulação.

É possível ter uma cozinha mais funcional!
Como vimos, não é difícil fazer com que a sua cozinha seja um ambiente 100% funcional. Há inúmeras formas de se fazer isso, você pode, por exemplo, escolher investir algum dinheiro em ajustes ou apenas demandar tempo para organizar melhor o que já tem por lá.
Independente das suas escolhas, o mais importante é que você observe o que tem e o que é possível fazer para que, ao final, você tenha uma cozinha mais funcional que facilite o seu dia a dia!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário