Home Dicas Jardim de inverno, o que é e como montar um?

Jardim de inverno, o que é e como montar um?

por Prieto Móveis
Jardim de inverno, o que é e como montar um?

Não há como negar, o jardim de inverno tem se popularizado cada vez mais. Afinal de contas, quem não gostaria de ter um ambiente aconchegante que, além de permitir ter um contato mais próximo com a natureza, facilita a circulação de ar e deixa a casa muito mais charmosa?

Além de proporcionar inúmeras vantagens e benefícios, o jardim de inverno é perfeito para dividir ambientes, dar mais vida e permitir a entrada de mais luminosidade e ar em ambientes internos. Sendo assim, torna-se uma boa oportunidade para se tornar um ótimo cômodo funcional.

Ok, mas, você sabe o que é, para que serve e como montar um jardim de inverno? Bom, se a sua resposta foi não para alguma dessas perguntas, então, você está no lugar certo! Isso porque, no post de hoje, além de descobrir o que é de fato um jardim de inverno, você poderá conferir dicas incríveis para montar um perfeito para você! Bora conferir?

O que é um jardim de inverno?
Popular em países predominantemente frios, os jardins de inverno se popularizaram ao redor de todo o mundo, principalmente, por permitir o contato mais próximo com a natureza. Basicamente, um jardim de inverno nada mais é do que uma espécie de cômodo anexado a casa.

No geral, o espaço pode ser montado tanto em uma área externa, quanto interna. Na grande maioria das vezes, é coberto por vidro (paredes e teto), podendo também ser feito com pergolados. A forma como será construído varia de acordo com o gosto de cada um, mas deve garantir uma boa entrada de luz natural.

Para que serve um jardim de inverno?
Os jardins de inverno, a princípio, foram elaborados para garantir a entrada de luz natural em residências durante os dias mais frios. No entanto, nos dias de hoje, são frequentemente utilizados para cultivar plantas, hortas e garantir um contato mais próximo com a natureza, sem mesmo sair de casa.

Uma grande vantagem do jardim de inverno é que ele pode ser montado em qualquer lugar. Logo, é possível aproveitar qualquer cantinho da casa que antes estava inutilizado e transformá-lo em um belo espaço de lazer. Em algumas residências, é frequente encontrá-los próximos a sala de jantares, banheiros ou até mesmo embaixo de escadas.
Deste modo, qualquer residência que seja, mesma as mais fechadas, podem aderir ao jardim de inverno e promover a entrada de ar e iluminação externa, substituindo assim, janelas ou divisórias em diversos cômodos.

Como montar um jardim de inverno perfeito?
Antes de lhe falar como montar um jardim de inverno, é importante que você saiba que existem diversos tipos. Neste contexto, é importante avaliar bem o espaço a fim de definir o melhor tipo para o seu ambiente.

A escolha das plantas que futuramente irão compor o jardim de inverno também é importante. Na hora da escolha, considere o local onde o jardim de inverno será montado (dentro ou fora de casa) e compre plantas apropriadas para o ambiente.

Considerando todos estes aspectos, as principais plantas usadas em um jardim de inverno são:
● Comigo ninguém pode
● Pau d’água
● Espada de São Jorge
● Mini cactos
● Violeta
● Lírio da paz
● Bromélia
● Begônia
● Samambaia
● Palmeira Ráfis, entre outras.

Ao montar um jardim de inverno e escolher as plantas que irão compor o espaço, não se esqueça de descobrir todos os cuidados que serão necessários para mantê-las sempre saudáveis.

Algumas plantas, por exemplo, precisam ser regadas em intervalos mais curtos e outras em intervalos maiores. Portanto, tenha em mente todos estes aspectos para não correr o risco de perder nenhuma plantinha hein!

Agora sim, com todos estes pontos esclarecidos, vamos para o passo a passo de como montar um jardim de inverno, confira:
Passo a passo de como montar um jardim de inverno

Como vimos, o jardim de inverno é uma tendência que promete fincar raízes na decoração de residências entre outros locais. Mas, como montar um jardim de inverno? Confira o passo a passo a seguir:

1. Estipule um local da casa
O primeiro passo é definir o local, você pode aproveitar espaços que antes não tinham nenhuma funcionalidade, ou usá-los como divisórias para os ambientes.

2. Selecione as flores e plantas
Como mencionado anteriormente, a escolha das plantas e flores que irão compor o jardim de inverno, deve ser feita com cautela. Portanto, pesquise as melhores espécies de acordo com o cantinho escolhido. Ah, e não se esqueça de considerar todos os fatores ambientais!

3. Pense no tipo de revestimento
Atualmente, existem diversas opções de revestimentos para jardins de inverno, indo desde os decks de madeiras e pedras, até grama ou terra. A escolha deve considerar além do gosto, a manutenção e a higienização do ambiente.

4. Escolha móveis apropriados
Nem sempre há a necessidade de inserir móveis nesse tipo de local, mas, a verdade é que o local é perfeito para passar ótimos momentos do dia, seja para tomar um café, ler um bom livro ou até mesmo meditar. Entretanto, a escolha deve ser feita de modo consciente. Escolha móveis apropriados, que podem ficar ao ar livre e evite prejuízos indesejáveis com a deterioração ou ação do tempo nos móveis.

5. Garanta uma boa iluminação
Além de escolher um local que possibilite a entrada de luz natural, não se esqueça de investir em uma boa iluminação para também aproveitar o ambiente a noite. Assim, aposte em uma iluminação e deixe seu jardim de inverno mais elegante e funcional para qualquer hora do dia!

E aí, gostou de todas essas dicas? Bora montar o seu próprio jardim de inverno? Precisa de móveis planejados para criar o seu cantinho dos sonhos? Nós podemos te ajudar!

A Prieto Móveis realiza projetos residenciais e comerciais com móveis planejados e modulares com alta qualidade e sofisticação. Contamos com pagamento facilitado e montagem, tudo o que você precisa para realizar o seu sonho! Traga o seu projeto e faça um orçamento!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário