Home Dicas 3 técnicas de como fazer a combinação perfeita de cores para o seu espaço

3 técnicas de como fazer a combinação perfeita de cores para o seu espaço

por Prieto Móveis
3 técnicas de como fazer a combinação perfeita de cores para o seu espaço

Saber criar a composição de cores para o ambiente é importante, pois diz muito sobre a organização e percepção dos espaços dos ambientes além de ser muito relevante para os estilos decorativos.
Não existe um estudo científico capaz de determinar as cores exatas para usar em ambiente, contudo, existem técnicas que auxiliam neste processo de escolha das cores.
O uso do círculo cromático pode ser utilizado para combinar cores na decoração, pois é uma representação simplificada do espectro colorido.
Assim, separamos 3 técnicas:

1ª Monocromia

Consiste na escolha de apenas uma cor do círculo cromático e, a partir dela, usar vários de seus diferentes tons e nuances para compor a decoração do espaço desejado.
Essa técnica realça o efeito psicológico que determinada cor tem sob o ambiente, a exemplo, ao escolher a cor azul, proporciona a sensação de um local mais tranquilo.

2ª Cores análogas

Essa técnica sugere o uso de duas ou três cores sequenciais do círculo cromático para decorar, por exemplo, a tríade de cores vermelho, laranja e amarelo formam um grupo, o resultado dessa escolha é a continuidade e o equilíbrio na escolha da paleta, porém, vale se atentar na predileção das cores, pois algumas podem sobrecarregar o ambiente.

3ª Cores complementares

É a técnica mais famosa, consiste em usar os tons que estão em direções opostas dentro do círculo cromático, por exemplo, amarelo e roxo. A predileção por essa técnica resulta em um ambiente com matizes mais vivas e contrastantes entre si, comunicando mais energia para o meio.

Agora ficou mais fácil escolher as cores que mais traduzem a energia para o seu espaço!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário